A Global Skillmind implementa Regime Jurídico da Segurança no Ciberespaço (Dec. Lei 65/2021) em todos os Municípios da CIM-TTM

Abr 13, 2022

A legislação que enquadra as obrigações das entidades públicas e privadas no domínio da cibersegurança é diversa e por vezes complexa.

O Decreto-Lei nº 65/2021, de 30 de Julho, regulamenta os requisitos de segurança das redes e sistemas de informação e, por outro lado, as regras para a notificação de incidentes. Estes requisitos e regras devem ser cumpridos pela Administração Pública em geral, operadores de infraestruturas críticas, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais.

Tal regulamentação decorre da publicação da Lei nº 46/2018, de 13 de Agosto, que aprova o Regime Jurídico da Segurança no ciberespaço, a qual transpõe, para o ordenamento jurídico nacional, a Diretiva (EU) 2016/1148, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de julho de 2016, relativa às medidas destinadas a garantir um elevado nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação em toda a União. O presente Decreto-Lei, que entrou em vigor em 9 de Agosto de 2021, estabelece que o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) é a Autoridade Nacional de Certificação da Cibersegurança (ANCC).

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), Associações de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT) e Terra Fria do Nordeste Transmontano (AMTFNT) e os municípios integrantes da CIM-TTM estão conscientes da necessidade de implementação de medidas técnicas e organizativas adequadas para gerir os riscos que se colocam à segurança das redes e dos sistemas de informação utilizam.

Por isso, a Global Skillmind está a implementar, nestas entidades, um conjunto de medidas para o cumprimento Decreto-Lei nº 65/2021, que compreende as seguintes fases:

  • Fase 1: Formação inicial e identificação de catálogos da CIM-TTM e Associações de Municípios;
  • Fase 2: Inventário de Ativos;
  • Fase 3: Elaboração de um Plano de Segurança das entidades envolvidas;
  • Fase 4: Avaliação intermédia e plano de melhoria;
  • Fase 5: Notificação de incidentes;
  • Fase 6: Análise de riscos de ativos;
  • Fase 7: Medidas técnicas para monitorização;
  • Fase 8: Revisão do Plano de Segurança.

Outras notícias

A Global Skillmind lança novo website

A Global Skillmind lança novo website

No âmbito do processo de rebranding da empresa, o novo website reflete um posicionamento mais forte da marca, representando a maturidade e reputação decorrentes do percurso de expansão da empresa, bem como do seu poder de inovação e agilidade. A nova palete de cores...

Global Skillmind is hiring professionals from Ukraine

Global Skillmind is hiring professionals from Ukraine

The Portuguese Government announced yesterday, March 1, the guarantee of simplification of the process of reception of Ukrainian refugees, ensuring support in terms of housing, work and education. Global Skillmind believes that technology is an engine of...

Loading...